7 de setembro de 2018

12 Benefícios do Limão para saúde

Olá amores!!!Tudo bem?Hoje vamos mais um Post sobre alimentos saudáveis,hoje vamos falar dos benefícios do limão para nossa saúde e que ajuda a perder peso.

O limão é uma fruta cítrica pequena e pode ser encontrado em diversas variedades, todas muito ricas em sabor. Há muitos benefícios do limão para a saúde e boa forma também. Ele contém muitas vitaminas e minerais e pode ser usado de várias maneiras, como suco, tempero para salada, adicionado em bebidas, em conservas, sopas e sobremesas. 

Entenderemos a seguir detalhes sobre as propriedades do limão e para que serve exatamente.

O limão é uma fonte riquíssima de vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age na luta contra os radicais livres e tem ação na renovação celular, ou seja, ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora.

Entre outros benefícios, o limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão.

Um pouco sobre o limão

O limão vem de uma árvore perene originalmente encontrada na Ásia. Existem muitas variedades da fruta e sua cor varia do verde intenso ao laranja, passando por tons mais amarelados. Toda a fruta, sua polpa, suco, casca e raspas, são utilizados para fins culinários e têm propriedades importantes responsáveis pelo benefícios do limão para a saúde.

O suco de limão é usado frequentemente para fazer limonada e como tempero. Ele contém seis por cento de ácido cítrico em sua composição, o que o torna azedo. O limão também contém vitamina C, cálcio, ácido fólico, vitamina B5, vitamina B3, vitamina B1 e B2, ferro, magnésio, fósforo, potássio, zinco, bem como açúcar, carboidratos e fibras.

12.benefícios do limão – Para que serve

1- Rico em fitonutrientes com propriedades antibióticas
Como muitas das frutas e vegetais, limões contêm compostos flavonoides que têm propriedades antioxidantes e anticancerígenas. De especial interesse são os chamados flavonoides glicosídeos, incluindo muitas moléculas relacionadas com o kaempferol. Embora estes flavonoides tenham sido apontados por parar a divisão celular em muitas linhas celulares de câncer, eles são, talvez, mais interessantes pelos seus efeitos antibióticos.

O suco de limão tem sido usado em várias aldeias na África Ocidental, onde há epidemias de cólera, uma doença desencadeada pela atividade da bactéria chamada Vibrio cholera. Pesquisadores descobriram que o suco tem um forte efeito protetor contra a doença e passaram a sugerir que a população passasse a inclui-lo durante a refeição principal do dia.

Vários outros estudos e pesquisas sobre os benefícios do limão têm mostrado sua influência nos ciclos de vida das células que afetam a sua permanência ou autodestruição no organismo.

2- Rico em vitamina C combate os radicais livres
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres com os quais entra em contato, dentro e fora das células.

Os radicais livres podem interagir com as células saudáveis ​​do corpo, danificando suas membranas e diminuindo a sua integridade. Eles também podem causar uma variedade de inflamações, inchaço e dores. Esta é uma das razões pela qual a vitamina C tem sido usada na redução de alguns dos sintomas de osteoartrose e artrite reumatoide.

3- Ajuda na prevenção de doenças cardíacas
Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

O limão também traz benefícios ao coração pelo fato de conter vitamina C, um combatente natural dos radicais livres que atacam a saúde das nossas células. Os radicais livres também agem das células dos vasos sanguíneos e paredes dar artérias, danificando-os e tornando-o mais suscetíveis ao acúmulo de colesterol nas paredes das artérias. A vitamina C pode ser útil também para prevenir o desenvolvimento e a progressão da aterosclerose e doenças do coração em diabéticos.

4- Ajuda o sistema imunológico
A vitamina C também é vital para fortalecer o sistema imunológico. O principal objetivo do sistema imunológico é proteger o organismo de doenças, por isso um pouco de vitamina C a mais pode ser úteis em condições como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

5- Ajuda na prevenção e combate ao câncer
Além da já conhecida ação da vitamina C na luta alternativa contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios da casca do limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

Cientistas também já sabem que o extrato de limão pode destruir uma grande variedade de células com câncer em diferentes partes do nosso corpo como nas mamas, no colo do útero e nos pulmões. Ele eliminaria somente as células malignas, sem afetar as células saudáveis do organismo. Alguns artigos apontam ainda para a possibilidade de o limão ser mais efetivo do que a quimioterapia, além de mais seguro e saudável.

Foi realizado um estudo na Europa com pacientes portadores de diferentes tipos de câncer. Neste estudo, pacientes que consumiram 150 gramas de frutas cítricas quatro ou mais vezes por semana tiveram uma diminuição significativa dos riscos de câncer, com exceção do câncer de mama. No entanto, um estudo americano semelhante, mostrou também uma diminuição no risco de câncer da mama em participantes utilizando as mesmas porções de cítricos.

Nota:
Ao consumir frutas cítricas é importante não ficar restrito apenas ao suco. A polpa, a casca e até as sementes devem ser consumidas quando possível. Uma pesquisa mostrou que 75 gramas de cítricos por dia (o equivalente a um limão Taiti médio), seria a quantidade mínima ideal a ser ingerida por aqueles que desejam reduzir os riscos de câncer.

6- Possível coadjuvante para controle do colesterol LDL
Alguns estudos indicam que o limão faz parte de uma categoria de alimentos que são benéficos no controle do colesterol do nosso organismo. Isto se deve aos flavonoides encontrados na casca do limão assim como em outras frutas cítricas como as laranjas e tangerinas. Os flavonoides são antioxidantes com um poderoso efeito sobre os níveis de colesterol no organismo, mas lembre-se que a grande quantidade de flavonoides do limão está concentrada na pele mais externa da casca, onde está a cor e o sabor amargo da fruta.

Em um estudo do International Journal of Humanities and Social Science (Jornal americano que estuda as ciências humanas e sociais), publicado em 2013, os cientistas relataram que os indivíduos que consomem suco de limão diariamente, apresentaram uma queda significativa em seu LDL, ou “mau colesterol. O estudo também incluía exercícios regulares e uma dieta com pouca gordura.

7- Proteção contra a artrite reumatoide
Frutas cítricas, como laranjas e limões são ricas em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatoide. A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

8- Bom para problemas digestivos
Há ainda benefícios do limão para as pessoas que sofrem de dor de estômago. Problemas digestivos como diarreia ou constipação podem fazer você se sentir desconfortável. Para lidar com esses problemas, adote a ingestão de um copo de suco limão puro pela manhã. Você pode maximizar os benefícios digestivos adicionando uma colher de chá de mel a esta solução.

9- Ajuda a perda de peso
Celebridades como a atriz Gwyneth Paltrow não escondem que são adeptos ao consumo de água com limão e afirmam que o líquido não só é a “Fonte da Juventude” em si, mas ainda estão certas de que ajuda na perda de peso. Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.

Na verdade, o suco de limão é um bom coadjuvante para a redução de peso dada a grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra os ataques de fome. Portanto tomar de suco de limão espremido em água é mesmo um remédio facilitador da perda de peso.

10 – Benéfico para a pele e os cabelos
O suco do limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem curar diversos problemas relacionados com a pele. Ele pode ser aplicado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.

A vitamina C, abundante no limão, também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol, evitando assim rugas e o envelhecimento precoce.
Tomar um copo de limonada diariamente trás benefícios e vitalidade para a pele e os cabelos.

Quando aplicado no couro cabeludo, o suco de limão pode tratar a caspa, queda de cabelo e outros problemas relacionados com o cabelo e couro cabeludo. O suco de limão também pode dar um brilho natural quando aplicado diretamente sobre os fios.

11- Bom para pessoas com hipertensão
Beber suco de limão é útil para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque contém potássio. Ele controla os sintomas da pressão arterial elevada como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por causa desta propriedade ele também serve para reduzir o stress mental e depressão.

Pessoas que não consomem quantidade suficiente de potássio estão em maior risco de serem afetadas por distúrbios cardiológicos.

12- Pode ajudar a tratar pedras nos rins
O suco de limão pode ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber suco de limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem.

Outra pesquisa realizada pela American Urological Association (Associação Americana de Urologia) detectou que o suco do limão pode eliminar a ocorrência de cálculos renais porque impede a formação dos cristais que dão origem às pedras.
Então amores o limão é muito importante pra nossa saúde,o ideal é tomar todos os dias um copo de água com limão,para melhorar nossa saúde e também para perder peso,eu amo tomar água com limão na hora do almoço.
E vocês amores gostam de tomar água com limão?!Comentem amores!!!

Um comentário:

  1. Oh que adorei conhecer um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...