8 de fevereiro de 2018

4 Dicas Simples para uma Redação Perfeita no ENEM

Olá amores!!!Tudo bem? Hoje trago dicas importantes para se fazer uma ótima redação do Enem.Se você vai fazer Enem esse ano precisa ver essas 4 Dicas Simples para uma Redação Perfeita no ENEM.

O Enem é utilizado pelo Ministério da Educação para poder avaliar a qualidade de ensino entre os estudantes brasileiros. Porém, com a criação do Sistema de Seleção Unificada, muitos estudantes passaram a se dedicar a tirar ótimas notas nessa prova, para poder ingressar no ensino superior através dela.
Nesta prova, que é a mais concorrida do país (com mais de 6 milhões de candidatos espalhados por todo território nacional), a redação é uma das partes mais importantes.

Se destacar na Redação do Enem pode ser o ponto decisivo para conquistar uma vaga em uma faculdade concorrida. Por isso, resolvemos apresentar algumas dicas simples para você se dar bem na próxima redação do ENEM.

1 - Siga a norma culta

No Enem é fundamental utilizar a forma culta de escrita. Logicamente, você não precisará escrever de uma forma extremamente culta e formal. Porém, é imprescindível seguir as normas corretas da língua portuguesa.

Ao praticar sua redação, costume se atentar aos erros mais corriqueiros que costumam surgir em sua escrita. Erros na pontuação e uso da crase são os mais comuns entre os jovens. Por isso, se atente aos detalhes e estude o uso de cada um deles para melhorar sua escrita. Erros ortográficos e gramaticais te deixarão distante da pontuação máxima

2 – Desenvolva um texto Dissertativo Argumentativo
Na redação do ENEM é necessário seguir um estilo de escrita chamado “Dissertativo Argumentativo”. Esse tipo de escrita nada mais é do que um texto que revela uma opinião do autor, fundamentada através de argumentos bem amarrados, seguindo uma organização de ideias bem estruturada, sem sair do tema proposto inicialmente.
O posicionamento do autor frente ao tema deve ser bem fundamentada apresentando argumentos fortes e baseados em dados ou fatos relevantes, dentro do contexto. Evite o uso de ironias ou metáforas desnecessárias.
Leia todos os textos de apoio apresentados pela banca. Por mais que você entenda sobre o tema proposto, saiba que os textos de apoio estão alí pois são importantes dentro do contexto esperado pela banca. Destaque as informações que você julgar relevantes para embasar seus argumentos ao longo de seu texto. Conforme for lendo os textos de apoio, você já pode ir desenvolvendo e planejando seu texto, retirando insights interessantes para sua redação.

3 – Amarre as ideias e conclua suas ideias
De nada adianta “jogar” ideias aleatórias na folha de papel. Deixe bem amarrada suas ideias e utilize palavras para conectar parágrafos que se auto complementam. Conclua suas ideias e apresente uma proposta relacionada com o tema. A criatividade não é um critério de avaliação, mas pode causar uma boa impressão para a banca. A conclusão é o momento em que o candidato retoma e reforça seus argumentos, reafirmando a postura adotada ao longo do texto.
4 - Jamais siga pelo caminho errado
Na redação do Enem, existem alguns caminhos que podem levar você a ter sua redação zerada imediatamente. Desrespeito aos direitos humanos é proibido.
Qualquer aluno que apresentar um posicionamento que vá por esse caminho, terá sua redação anulada. Por se tratar de um texto dissertativo-argumentativo, a linguagem deve ser impessoal, ou seja, não deve aparecer "eu acho". Além disso, norma culta da língua, portando “gírias” e palavrões devem ser evitadas ao máximo.

Escrito por Sabrina Monteiro, redatora e colunista do site https://figuradelinguagem.net/

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...