22 de outubro de 2016

Tipos de Tecidos para usar no calor

Olá amores!!!Tudo bem? Nossa tá muito calor né pessoal!? Então amores pra isso hoje trago um Post super bacana sobre que tipos de tecidos leves pra usar no verão.

Quais são os tecidos mais aconselhados para se usar no calor?
O algodão, a viscose e o linho, estão entre os tecidos mais leves e confortáveis para se usar em dias quentes. Algumas misturas também podem ser ótimas opções para o verão, como a viscolycra, muito usada na confecção de saias e vestidos.

Veja os tecidos mais adequados aos dias quentes
Algodão: O algodão é o tecido mais leve e fresquinho. É uma fibra natural que deixa a pele respirar. É um material encontrado em vários outros tecidos, que veremos a seguir.

Brim: O brim é um tecido de sarja, geralmente feito de algodão. Alguns possuem uma porcentagem de elastano. Não é muito leve, mas pode ser usado em peças para serem usadas no verão, como calças, bermudas, saias e vestidos.

Cambraia: Pode ser usado em roupas infantis e adulto, camisas e vestidos. É bem fininho e pode ser feito de algodão ou de linho. Os de algodão são transparentes. O de linho é mais pesado que o de algodão.

Cetim: O cetim pode ser feito com diversos tipos de materiais, os que são feitos com algodão e seda são leves e fresquinhos. Os de seda são levinhos, bons para roupas que ficam soltinhas no corpo, pois ele não é tão fresquinho quanto ao de algodão. Já os que são feitos de poliéster ou poliamida, são mais brilhosos (estilho fantasia de carnaval) e não tem bom caimento para roupas, têm toque seco e esquentam demais o corpo.

Crepe: Existem diversos tipos de crepe. Ele pode ser feito a partir de vários tipos de fibras e pode ser encontrado também em seda, algodão, poliéster, viscose. Um dos mais finos e fresquinhos é o Crepe Chiffon, ele é transparente e possui uma textura levemente enrugada. Os crepes feitos com fibra natural são os melhores. Mas se forem 100% poliéster ou outra fibra sintética serão quentes e sem bom caimento.

Laise: É um tecido macio que pode ser usado na confecção de camisas, vestidos, macaquinhos, saias, shorts, etc. Geralmente encontrado na cor branca, mas existem outras cores. Um estilo mais romântico e natural.

Lã fria: Ela é feita com 100% de lã, mas adequada ao calor, boa para épocas e regiões com variações de temperaturas, como a região sul. O tecido é feito a partir da composição de fios bem finos. Em suas etiquetas consta o nome “Super 100, 120, 150, 180”, e quanto maior o número, mais fino é o fio. É muito usado na confecção de ternos masculinos e femininos.

Linho: Esse tecido é feito a partir da própria planta “linho” Possui um toque mais rústico e amassa com facilidade, mas esse é o charme dele. Geralmente as peças feitas com esse tecido possuem tom cru ou branco, mas hoje em dia já encontramos peças coloridas e vibrantes.

Renda: Existem muitos tipos de renda, uns mais grossos e outros mais finos, e ela pode ser usada tanto no calor quanto no frio. Se a composição for totalmente sintética, ela dificulta a transpiração. Mas existe também seda de algodão e outros tipos mais macios e fresquinhos. Pode ser usada na confecção de vários tipos de peças. Com a seda podem ser feitas roupas casuais, românticas e sensuais, além de poder ser usada em roupas de festa.

Sarja acetinada: Esse tecido é feito com 100% de algodão. Ele é um pouco mais fino que o brim. Tem um toque lustroso e um aspecto mais refinado. Ele não é um tipo de sarja (apesar do nome), mas possui semelhança à sarja comum por conta do peso. É bom para a confecção de calças e alfaiataria.
Seda: A seda é uma fibra natural usada na fabricação de vários tecidos. Existem algumas misturas de tecido que imitam a seda, essas não são tão fresquinhas, as variações artificiais e sintéticas mudam a textura do tecido.

Tencel: Esse tecido é feito a partir da celulose da polpa de árvores. Possui uma maciez semelhante ao algodão com um toque de seda. As peças ficam com um caimento fluido das fibras de celulose e com um leve brilho. Ele é bastante resistente à umidade. Ótimo para Blusas e vestidos.

Tricoline: Esse tecido é feito de algodão e é um pouco mais pesado que a cambraia. Mesmo assim ele é leve, chamado em alguns lugares também de cetim de algodão. Em sua maioria ele é usado na confecção infantil e no vestuário feminino de verão. Os de melhor qualidade são usados na confecção de camisaria e vestidos.

Viscose: A base da viscose é feita a partir da celulose, mas ela é uma fibra artificial. Os tecidos de viscose são leves, fluidos e fresquinhos, pois absorvem a umidade e a transpiração. O problema desse tecido é que ele amassa e encolhe facilmente.

Viscolycra: é uma mistura de viscose com elastano (não com a Lycra®) Esse tecido tem um toque macio e consegue manter o corpo fresquinho, além de ser bem confortável e leve

4 comentários:

  1. Olá tudo bem? Mandei no seu email um artigo superinteressante sobre Novembro Azul. Publique na primeira semana de Novembro, para obter mais resultado. Caso não tenha recebido é só solicitar. Obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...